quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sorocaba - Saúde reforça ações de prevenção ao câncer de mama

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), intensificou as ações de prevenção ao câncer de mama. Desde setembro, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão incentivando as mulheres, com idade acima dos 35 anos, a passar por exames clínicos e também as orientando sobre a importância do autoexame para a detecção precoce da doença.

"A sorocabana deve se conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Por isso, toda a equipe da rede municipal está preparada para alertar e orientar sobre a prevenção desta doença que, se descoberta no início, tem maior possibilidade de cura", comenta o secretário da Saúde, Milton Palma.

O coordenador do Paism, Marco Antônio de Barros, explica que as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. "As UBS estão realizando os exames clínicos e orientando todas as mulheres acima de 35 anos a fazer o autoexame de mama. Se forem detectadas alterações, a própria UBS indica a paciente para a mamografia. Assim, mulheres desta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para a realização dos exames", diz o médico.

Marco lembra que, de acordo com o protocolo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mamografia é indicada anualmente a partir dos 50 anos para mulheres que não têm histórico familiar de câncer de mama. "Pelo protocolo, a mamografia só é indicada a mulheres acima dos 35 anos quando há casos na família. Porém, atualmente, as UBS estão orientando e incentivando mulheres a realizarem o exame clínico das mamas já a partir desta faixa etária", esclarece.

A indicação para a mamografia também é feita a partir de alterações em exames clínicos ou detectadas durante o autoexame de mama, em qualquer idade. Barros informa que toda mulher deve fazer o autoexame mensal, de oito a dez dias após o primeiro dia da menstruação. Mulheres que não menstruam também devem fazer o autoexame a cada trinta dias.

Em Sorocaba, as indicações de mamografia podem ser feitas em todas as 30 UBS da cidade ou no Ônibus da Mulher, que agendam o exame e informam a paciente. Aquelas que têm alguma suspeita ou alteração durante a mamografia são encaminhadas para o serviço de Mastologia, na Policlínica Municipal, para a investigação e encaminhamento ao tratamento indicado, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2009, dos 65 casos notificados de câncer de mama na Policlínica, 44 foram confirmados. Neste ano, até o mês de julho, foram notificados 99 casos da doença pela rede municipal de Saúde, sendo que 31 foram confirmados.

 

2ª Caminhada pela Cura do Câncer de Mama

 

Também com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), e o Grupo Andanças (Grupo de Apoio a Pacientes em Processo de Quimioterapia, Radioterapia e Desligamento do Tratamento), promovem no próximo dia 23, a partir das 9h, a 2ª Caminhada de Conscientização e Cura do Câncer de Mama. O evento marcará a participação da cidade no movimento Outubro Rosa, que teve início em 1997 nos Estados Unidos.

O ponto de partida do evento será a pista de caminhada do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. O percurso terá 4 km no total. Após a caminhada, será realizado um show musical do projeto Tom Natural, da empresa Gás Natural. As secretarias municipais da Saúde (SES) e da Comunicação (Secom) apoiarão o evento, com a distribuição de material explicativo. Além disso, o Ônibus da Mulher estará no parque do Campolim, fazendo atendimentos das 8h às13h.

A psico-oncologista Elisa Maria Neiva de Lima Vieira, coordenadora do Grupo Andanças, lembra que, quem desejar, pode comprar a camiseta do evento pela internet (www.psicooncologiasorocaba.blogspot.com) ou pelos telefones 3417-4128, 9125-4122 ou 8137-1181. Toda a renda será revertida para os projetos do Grupo Andanças.

 

Câncer de colo de útero

 

A Secretaria da Saúde, também por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), realiza entre os próximos dias 18 e 23 a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. Neste período, todas as 30 UBS da cidade e o Ônibus da Mulher terão uma programação especial, priorizando a realização dos exames de papanicolau, além das orientações sobre câncer de mama.

Nas UBS, serão realizadas atividades como palestras de orientação, distribuição de material informativo e abordagem às mulheres que passarem pelo local. Além disso, algumas unidades abrirão no sábado, dia 23, para atender principalmente as trabalhadoras que desejarem fazer o papanicolau.

 As mulheres que participarem da campanha farão a colheita do papanicolau. Aquelas que tiverem alguma alteração nos exames realizados serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O exame de papanicolau deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa, com maior prioridade na rede pública para a faixa etária que vai dos 25 aos 59 anos. Para colher o exame, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.