terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sorocaba - Campanha de prevenção do câncer ginecológico prossegue nas UBS

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), estendeu a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico. Assim, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade continuarão a priorizar a realização de exames de papanicolau e as orientações sobre câncer de mama.
O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que a campanha é voltada à prevenção do câncer feminino. "As UBS estão intensificando a realização de exames e orientações sobre o câncer de colo de útero e sobre o câncer de mama, os dois tipos de tumores que mais matam as mulheres brasileiras. A campanha é importante, porque o diagnóstico precoce e o tratamento aumentam as chances de cura. Mas dependemos da adesão das mulheres para isso", diz.
De acordo com a enfermeira Selma Brancalhone, do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) da Prefeitura, as 30 UBS da cidade continuam envolvidas na campanha nos próximos dias. "Durante o ano todo, as UBS realizam exames de papanicolau e orientam sobre o câncer de mama. Porém, desde o dia 18 de outubro, as ações estão intensificadas: as equipes estão orientando e incentivando as mulheres que passam pelas unidades a realizarem os exames preventivos", explica.
As mulheres que participam da campanha estão recebendo orientações sobre o câncer de mama e aprendem a fazer o autoexame em casa. Ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passam pelo exame clínico das mamas. Se houver indicação, o exame de mamografia será agendado. As mulheres que possuírem alguma alteração nos exames realizados serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

 

 

Para colher o exame

 

O exame de papanicolau deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa, com maior prioridade na rede pública para a faixa etária que vai dos 25 aos 59 anos. Para colher o exame de papanicolau, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.O exame deve ser repetido anualmente e, após dois anos de resultados sem alterações, pode ser refeito a cada três anos, mas esta orientação só deve ser feita por profissional de saúde, observando cada caso. Para acompanhar os resultados, toda mulher que passa pela rede municipal de saúde de Sorocaba recebe um cartão onde é anotado o laudo dos exames realizados. O autoexame de mama deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir da adolescência. Ao apresentar alguma alteração, nódulo ou caroço nas mamas ou axilas, por exemplo, é procurar o mais rapidamente possível o serviço de saúde. A mamografia é indicada para mulheres com mais de cinqüenta anos ou para mulheres a partir dos 35 anos que tenham fatores de risco, como histórico familiar de câncer de mama feminino ou masculino. Dúvidas sobre a campanha podem ser esclarecidas em qualquer uma das 30 UBS da cidade, durante horário normal de funcionamento de cada unidade.