segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sorocaba - Coordenadoria da Mulher promove mais um curso sobre violência doméstica

A Prefeitura de Sorocaba está com as inscrições abertas para a 4ª turma do Curso de Capacitação para Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres, que acontecerá na próxima semana, dias 19, 20 e 21. Apesar de se destinar preferencialmente a profissionais e voluntários que atuam no atendimento à mulher vítima de violência na cidade, o curso é aberto a todos os interessados e é gratuito. As inscrições podem ser feitas com a Coordenadoria da Mulher, pelos telefones 3211.2548 ou 3233.6643.
As primeiras capacitações ocorreram nos meses de agosto e setembro, envolvendo cerca de 120 profissionais e voluntários de diferentes áreas de atendimento à mulher. O encontro tem por objetivo contribuir com a maior integração da rede de atendimento à mulher vítima de violência física e psicológica, para aprimorar e tornar mais eficiente o atendimento a estes casos na cidade.
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Paula Andrea Vial da Silva, a partir dessa rede de atendimento básico é que a mulher estará em melhores condições para enfrentar as consequências da violência sofrida. "Mais capacitados, o curso ajudará os profissionais que atuam diretamente no atendimento à mulher vítima de violência a entenderem melhor a situação que a pessoa está enfrentando, para que possa tratá-la com mais preparo e mais consciência", destaca.
Entre os temas abordados no curso estão "O Conceito de Gênero"; "Gênero e Violência contra a Mulher"; "Mitos e Esteriótipos quanto à violência doméstica sexual"; "Violência contra a mulher e feminização da AIDS"; "Consequência da violência doméstica e sexual para a saúde mental de mulheres e crianças"; "A Lei Maria da Penha" e "Prevenção à Violência e Rede de Atendimento à mulher em situação de violência".
A Capacitação de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres será realizada, das 8h às 18h, no auditório da Secretaria da Cidadania (Rua Santa Cruz, 116, Centro). Outras informações podem ser obtidas no Centro de Referência da Mulher, pelos telefones 3211.2548 ou 3233.6643, com Lucila.