quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sorocaba - Ônibus do Homem realiza quase 2 mil atendimentos

Mais de 1.700 consultas médicas, cerca de 350 encaminhamentos para tratamento na Policlínica Municipal, quase 200 testes de HIV realizados e mais de 1.900 orientações. Até esta quarta-feira (27), foram 1.957 atendimentos no total: tudo isso em apenas pouco mais de dois meses de funcionamento. Este é o resultado do Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, inaugurada no dia 16 de agosto e inédita em todo o país.

"Estes números comprovam a boa aceitação, por parte da população sorocabana, desta nova unidade móvel de saúde da Prefeitura. Escolhida pelo Ministério da Saúde para ser cidade-piloto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), graças ao apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Sorocaba, com a criação do Ônibus Azul, reforça ainda mais sua vocação de ser um modelo para todo país, na área de saúde integral do homem", comemora o prefeito Vitor Lippi.

O secretário da Saúde, Milton Palma, confirma. "Já temos trabalhado com um enfoque diferenciado para a saúde do homem em Sorocaba, prova disso são os mutirões de exames de próstata que começaram em 2004. Com a consolidação do Ônibus do Homem, damos um passo ainda maior nesta área", declara.

Nestes dois meses e alguns dias de funcionamento, o Ônibus Azul visitou cerca de 50 locais diferentes. Foram 1.735 consultas médicas, 278 atendimentos de enfermagem, 1,957 orientações pela equipe de enfermagem pós-consulta, 201 aferições de pressão arterial, 168 testes de glicemia, 227 pedidos de ultrassom, dez encaminhamentos para biópsia, 242 encaminhamentos para a Policlínica Municipal (tratamento ou cirurgia) e outras 100 para demais especialidades.

O coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish) da Secretaria da Saúde de Sorocaba, o urologista Fernando Guimarães Russo Ramos, "Em dois meses de funcionamento do Ônibus Azul, os números são impressionantes, com, praticamente, 2 mil atendimentos. Destes atendimentos, quase 1.800 foram consultas médicas e, a partir delas, foram realizados mais de 300 encaminhamentos. Fizemos o diagnóstico de dez tumores malignos de próstata, ou seja, são dez pacientes que não imaginavam que tinham a doença e hoje estão em tratamento", diz.

O Ônibus Azul conta com dois consultórios, para as consultas médicas. A equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. Já as consultas médicas são enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.

 

Fique Sabendo

 

Desde setembro, o Ônibus Azul também está passando aos homens que são atendidos pela unidade orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e realizando testes de sífilis e HIV pelo programa Fique Sabendo.

            A procura pelos testes de HIV chamou a atenção do urologista Fernando Russo. "Em menos de dois meses, o Ônibus Azul realizou 194 testes de HIV. Este número mostra que os homens estão se preocupando mais com as doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, estes exames alavancaram o programa Fique Sabendo na cidade", avalia Fernando.

Segundo Fernando, há planos para aumentar e diversificar outras abordagens nos atendimentos do Ônibus, principalmente na questão da andropausa (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino). "Estamos ouvindo opiniões e estudando ampliar as áreas de atendimento. A população quer fazer parte do Ônibus Azul e dá sugestões. Nós estamos felizes com isso e sabemos que a participação da população enriquece o atendimento à saúde integral do homem em nossa cidade", declara.