quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sorocaba- Cemitérios municipais devem receber 100 mil visitantes no Dia de Finados

Termina neste sábado (30) o prazo para as famílias concessionárias realizarem serviços de pintura e limpeza nas sepulturas dos quatros cemitérios municipais. Em razão do feriado do Dia de Finados, na próxima terça-feira (2 de novembro), a expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que os locais recebam, a partir deste fim de semana, aproximadamente 100 mil vistantes.
Os cemitérios da Saudade (Além Linha), Consolação (Árvore Grande), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) ficarão abertos para visitação das 7h às 19h. Para auxiliar na localização das sepulturas, os quatro contam com sistema informatizado e livros com os registros dos cerca de 35 mil túmulos existentes e todos os sepultamentos realizados.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informa que não disponibiliza funcionários para fazer reformas, pinturas ou limpeza nos túmulos. Apesar de haver pessoas cadastradas nos cemitérios, que oferecem estes serviços, as famílias têm a liberdade de contratar outra pessoa, de sua confiança. Paralelamente, a Seobe vem executando uma série de melhorias nos cemitérios, como a poda de árvores, pintura e reparos em muros, conserto de guias, calçadas e ruas internas.


Informações gerais

O Cemitério da Saudade é o mais antigo entre os quatro municipais, fundado em 1863, com área de 45 mil metros quadrados e aproximadamente 57 mil pessoas sepultadas. Entre as 7.840 sepulturas perpétuas (concessões às cidadãos), algumas das mais visitadas estão a do líder religioso João de Camargo e da "criança Emerson", a quem também atribuem características místicas. Depois dele, o segundo a ser criado foi o Aparecida, que abriga 2.447 túmulos perpétuos e 900 de uso comum (usados em sepultamentos por períodos determinados) em um 12.447 metros quadrados, onde estão mais de dez mil pessoas. Já o Consolação existe desde 1938, com mais de 57 mil sepultamentos em 10.993 mausoléus perpétuos e outros 140 de uso comum. Os túmulos "místicos" também são os mais visitados, como os da "Mariquinha Branca" e da "menina Claudenice". Maior cemitério da cidade, com mais de 215 mil metros quadrados, inaugurado em 1990, o Santo Antônio tem 675 sepulturas de concessão e 13.248 de uso comum, das quais 1.364 se destinam às crianças menores de seis anos, com cerca de 17 mil pessoas sepultadas. Ainda há uma área livre de oito mil metros quadrados para a futura construção de 1.500 conjuntos, com três gavetas cada.