quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sorocaba - Serviços de roçagem atendem mais de 740 mil m² de áreas verdes

Nas duas primeiras semanas do ano, os serviços de manutenção de áreas verdes removeram mais de 740 mil m² de vegetação em mais de 50 espaços públicos de Sorocaba. Esta área, equivalente a 110 campos de futebol, resulta de ações de roçagem, capinação, despraguejamento e limpeza executadas pela Prefeitura de Sorocaba em praças, parques, áreas de lazer, unidades de serviços municipais, terrenos sem construção e canteiros centrais de ruas e avenidas, localizados em 22 bairros de todas as regiões da cidade. No início do ano, os trabalhos são intensificados, em razão dos altos índices de chuva e temperatura.
O clima neste período do ano favorece o crescimento da vegetação, aumentando a demanda pela manutenção das áreas verdes. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) responde pela manutenção de aproximadamente mil áreas públicas, entre praças, parques, áreas de lazer, próprios municipais, canteiros centrais de avenidas, calçadas e terrenos sem construções, o que corresponde a uma área de aproximadamente 30 milhões de metros quadrados de vegetação removida durante um ano.
De acordo com levantamento da Seobe, nas duas primeiras semanas do ano, os serviços de roçagem retiraram 595 mil m² de vegetação em praças, avenidas e áreas verdes, enquanto as ações de capinação e despraguejamento em 145 mil m² de gramado. A Seobe supervisiona 30 equipes responsáveis pelos serviços, entre funcionários de empresas terceirizadas, reeducandos do sistema penitenciário e integrantes da Cooperativa de Egresso, Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba e Região (Coopereso).
 Os 52 espaços públicos atendidos neste ano se localizam nos bairros Além Ponte, Alto da Boa Vista, Cajuru, Central Parque, Centro, Éden, Jd. Iguatemi, Jd. Gonçalves, Jd. Imperial, Jd. Paulistano, Jd. Saira, Mangal, Santa Rosália, Júlio de Mesquita, Vergueiro, Parque Vitória Régia, Vila Barão, Vila Gabriel, Vila Jardini, Vila Porcel e Wanel Ville.
Para melhor atender às necessidades de serviços de roçagem, a Prefeitura firmou em 2010 um contrato para atender exclusivamente a manutenção de próprios municipais, por exemplo, escolas, centros de saúde e centros esportivos. O setor conta com um esquema especial para atender às escolas e centros de educação infantil antes do retorno das aulas, em fevereiro.