quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sorocaba - Guardas Municipais salvam mulher arrastada pelas chuvas

Uma mulher de 64 anos foi salva por guardas municipais durante a madrugada desta terça-feira (11), depois de ser arrastada por uma enxurrada, no bairro Quintais do Imperador II. Ela foi encontrada agarrada a uma árvore pelos GMs Alamino, Da Guia e Leite, que atendiam a uma ocorrência naquela região da cidade, por volta de 1 hora.

Dona Otília Baptista Quevedo foi atingida pelas águas no momento em que atravessava a rua, após deixar um culto religioso. Desesperada, ela conseguiu alcançar a árvore, onde permaneceu por pelo menos uns 40 minutos, segundo relatou aos guardas.

        Os GMs estavam nas imediações para tentar localizar a moto de um morador do bairro que havia sido arrastada pelas chuvas, quando ouviram os gritos de socorro da mulher. Por muito pouco ela não foi levada pela correnteza a um córrego próximo do local. "Nós fizemos uso de uma corda para poder chegar até a senhora e salvá-la", contou o guarda Alamino.

Conforme ele, no momento em que foi alcançada, dona Otília comentou que estaria sem forças para continuar segurando na árvore. "Ela nos disse que já havia perdido a esperança em continuar viva", comentou.

Após ser resgatada, a mulher foi encaminhada à unidade pré-hospitalar da Zona Norte onde permaneceu sob cuidados médicos até a manhã desta terça-feira. Por volta das 9 horas foi liberada pelos médicos e levada para  casa por seus familiares.

Balanço das chuvas

As chuvas que atingiram Sorocaba nesta segunda-feira à noite, provocaram alagamento em quatro pontos da cidade. As regiões afetadas foram a avenida Dom Aguirre (sob a ponte da rua XV de Novembro e na praça Lions), na avenida Juvenal de Campos, confluência com a avenida Dom Aguirre, e na avenida Quinze de Agosto, próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

De acordo com informações da Defesa Civil, o período de maior intensidade das chuvas se deu entre 20h30 e 22h30, quando os índices pluviométricos chegaram a 47 mm. Nos últimos três dias, o acumulado de precipitações foi de 83 mm, colocando a cidade em estado de atenção, principalmente nas regiões de Brigadeiro Tobias e Vila Astúrias, em áreas de deslizamentos.

        A ocorrência mais grave se deu no Jardim Pagliato, onde o muro de uma casa desabou sobre um dos seus cômodos, soterrando, por alguns minutos, uma adolescente, de 14 anos. O acidente se deu na rua Manoel Teixeira Patrício, 400, por volta das 21h45. A vítima foi rapidamente socorrida por seus familiares e encaminhada para atendimento médico pela equipe de resgate do Samu, com escoriações leves.

A casa foi parcialmente interditada pelo setor de Fiscalização da Prefeitura, após vistoria realizada por engenheiros da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), com a família se transferindo provisoriamente para outro local. Segundo informações do proprietário do imóvel, Cornélio Paiva Santos, o muro caiu por causa da grande quantidade de terra trazida pela enxurrada proveniente dos fundos do Clube União Recreativo, no Jardim Guadalajara.