terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sorocaba - Mais de 90 ruas e avenidas foram atendidas por ações de tapaburaco

Ampliados pela Prefeitura de Sorocaba em razão dos altos índices de chuva registrados durante o verão, as ações de tapaburaco já atenderam neste ano cerca de 90 ruas e avenidas da cidade, serviços que somam mais de 8,2 mil m² de asfalto. De acordo com dados da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), somente na semana passada, os trabalhos de manutenção asfáltica das cinco equipes atuais percorreram 48 vias públicas, em 20 bairros de diferentes.
Entre os dias 10 e 15 de janeiro, as equipes visitaram ruas e avenidas dos bairros Jd. Simus, Campolim, Éden, São Carlos, Vila Santana, Jd. Saira, Vila Barão, Vergueiro, Jd. América, Vila Angélica, Jd. Planalto, Jd. Santo Amaro, Santa Rosália, Bairro das Pitas, Vila Carol, Zona Industrial, Além Linha e Vila Assis. Somente os reparos nestas vias representam 4,3 mil m² de massa asfáltica.
Na primeira semana do ano, o tapaburaco também atendeu o Éden, Vila Santana, Cerrado, Santa Barbara, Brasilândia, Vila Gabriel, Jd. Zulmira, São Conrado, Mineirão, Lageado, Centro, Altos do Itavuvu, Nova Sorocaba e Trujillo. A ampliação do número de equipes visa manter as ações de tapaburaco em caráter emergencial, considerando as impossibilidades técnicas provocadas pelas chuvas nesta época do ano.
O longo período e o elevado volume de chuvas são os principais responsáveis por uma maior degradação do asfalto e, consequentemente, pelo aumento de demanda de manutenção. As condições meteorológicas adversas deste período também impedem, muitas vezes, a execução imediata dos serviços que necessita de pelo menos 48 horas sem chuva para que a água que se acumula no interior dos buracos possa secar.
Em média, a Seobe utiliza diariamente nos serviços 44 toneladas de massa asfáltica, o que corresponde a aproximadamente 560 m² de área de tapaburacos – uma média de 1.000 buracos por dia. A técnica utilizada consiste no isolamento da área ao redor do buraco, com aplicação de uma camada fina de "piche", que servirá de base para a colocação da massa asfáltica com brita.
A programação de tapaburaco prioriza vias com tráfego mais intenso e que servem de itinerário de ônibus. O cronograma é estabelecido por meio de vistorias técnicas e solicitações de moradores.