terça-feira, 21 de setembro de 2010

Votorantim - Estudantes participam de blitz na Semana do Trânsito

O prefeito Carlos Pivetta, esteve na manhã desta quinta-feira (21), acompanhando cerca de 20 estudantes do quarto ano da escola "Helena Pereira de Moraes" (Centro) que fazem parte do Programa Estrada para a Cidadania, em uma Blitz de conscientização dentro da programação da Semana do Trânsito. A ação aconteceu no prolongamento da avenida 31 de Março, em frente a Praça de Eventos, sentido Sorocaba/Votorantim e foi realizada pela Prefeitura por meio das secretarias de Segurança Comunitária Trânsito e Transporte (Sesec) e de Educação (Seed) em parceria com a Polícia Militar.

Para Pivetta a educação no trânsito é importantíssima e por que não começar pelas crianças. "A Educação é uma de nossas prioridades e toda ação é bem vinda. Numa parceria da Prefeitura entre a Via Oeste desenvolvemos um programa de grande proporção e de auto-estima para a criança e hoje elas estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula, exercendo o ato de cidadania para que no futuro sejam cidadãos mais conscientes no trânsito", disse.

A blitz ainda contou com a presença do secretário da Sesec, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro, do capitão Sandro Moreira Alves da 1ª Cia do 40 BPM/I, de policiais militares e apoio dos agentes de trânsito da Sesec, além dos profissionais da Seed.    

O capitão Sandro Moreira falou da ação junto aos estudantes. "É gratificante contar com o envolvimento dos estudantes na conscientização dos motoristas para um trânsito mais seguro", disse. 

Na abordagem os alunos enfatizaram a importância do uso do cinto de segurança, que além de obrigatório, pode salvar a vida, além de conscientizar para outras ações como o não uso do celular enquanto dirige. 

O motorista Franco Bava, de 70 anos, que mora em São Paulo, aprovou a iniciativa. "Essas crianças estão de parabéns, elas falaram do celular e estão certas, realmente atrapalha e tira a atenção da gente no trânsito, causando acidente. Aprovo plenamente a ação que continuem multiplicando as informações", comentou.

Para os estudantes valeu a pena, pois colocaram em prática o aprendizado que adquiram dentro do Programa Estrada para Cidadania que envolve mais de 1500 alunos e tem como objetivo preservar vidas por meio da conscientização e da mudança de comportamentos de motoristas, passageiros e pedestres. "Aprendi muito sobre as medidas preventivas para evitar acidentes. Em casa falei para meus pais para serem ainda mais atentos. Participar da blitz foi muito bom, fizemos entrega de panfletos de orientação e dois motoristas que não estavam usando o cinto após nossa abordagem agradeceram e colocaram o cinto", contou a aluna Maria Vitória Soares, de 10 anos.