quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Votorantim - Conferência discute segurança no trânsito

A Prefeitura de Votorantim promoveu na manhã desta quarta-feira (22) a I Conferência Municipal do Trânsito e Transporte com o tema "Cidadania: dever de todos", que contou com a presença de autoridades municipais e representantes das polícias Militar e Civil. O evento ocorreu no auditório municipal "Francisco Beranger".

A mesa solene teve a participação do prefeito Carlos Pivetta; vereadora Marilene Newman; secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro; delegado de polícia Jorge Tadeu Pedroso e major Gilberto Felício de Camargo, representando o comando do 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas); Suzana Pivetta; secretários municipais e alunos da escola estadual "Professor Daniel Verano".

O prefeito Carlos Pivetta destacou as ações que o município vem desenvolvendo para o trânsito municipal, entre elas a retirada de circulação das carretas da região central, implantação de ciclovias e pistas de caminhadas. Ele frisou ainda a necessidade da preocupação estrutural e com isso criar alternativas para a questão, uma vez que a cidade conta com uma frota aproximada de 38 mil veículos. "Por isso a expansão das ciclovias no município e a criação de uma Plano Municipal de Trânsito", disse.

Criar opção de transporte a população é um dos objetivos. Pivetta lembrou que uma das primeiras ações do governo municipal foi a redução da tarifa de transporte público promovida no ano passado. "Essa foi uma medida para incentivar as pessoas a utilizarem o transporte e com isso desafogar nossas vias", disse. Para concluir, o prefeito destacou que o trânsito não é só problema da polícia e sim diz respeito a sociedade.

Na sequência o público presenciou a palestra com o engenheiro de trânsito Vanderlei Cofani que falou sobre as questões do dia-a-dia enfrentado pelos motoristas e pedestres, destacando a velocidade adequada; uso de vias locais para fugir de avenidas congestionadas. O palestrante citou situações enfrentadas pelos pedestres uma vez que esses sentem mais a velocidade que os próprios condutores. Também exibiu vídeos relacionados a importância do uso de cinto de segurança, principalmente dos passageiros que utilizam os bancos traseiros.

Já o cabo da Polícia Militar, Paulo Henrique dos Santos Reis, ministrou a última palestra do encontro falando sobre o trânsito. Reis expôs a questão do transporte de crianças, em bebê conforto para até um ano de idade; cadeirinha de 1 a 4 anos, e acento elevado para crianças de 5 a 8 anos. A partir desta idade já podendo utilizar o sinto de três pontas. Tema esse que vem sendo trabalhado na Semana do Trânsito.