quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sorocaba - Em um mês, Ônibus do Homem realiza quase 1.200 atendimentos

Aconselhado pela esposa, o mecânico Cícero Bernardino, 56 anos, morador da Vila Nova Sorocaba, foi até a Casa do Cidadão da Avenida Ipanema na tarde da última terça-feira. O Ônibus do Homem estava no local e, por isso, ele aproveitou para fazer um check-up de rotina e ainda realizar um exame de próstata, pelo qual esperava há mais de um ano.
“Fiquei muito satisfeito com o atendimento que recebi no Ônibus do Homem. Esta foi uma ótima iniciativa da Prefeitura. Em apenas dez minutos, fiz os exames que precisava e estou em dia com minha saúde”, comenta Cícero.
Cícero é um dos 1.160 sorocabanos que foram atendidos pelo Ônibus Azul, apelido do Ônibus do Homem, durante seus primeiros trinta dias de funcionamento, completados nesta quinta-feira (16). Este número de atendimentos comprova que, assim como Cícero, a população masculina de Sorocaba aprovou a nova unidade móvel de saúde da Prefeitura, pioneira no país.
 “O objetivo do Ônibus do Homem é justamente proporcionar à população masculina de Sorocaba uma grande facilidade de acesso aos serviços de saúde. Com o Ônibus Azul, os homens têm mais facilidade de saber se estão com problema de saúde ou não. Como a unidade é integrada à Policlínica Municipal, demais exames que forem necessários serão realizados com mais agilidade”, comenta o prefeito Vitor Lippi.
O Ônibus do Homem foi entregue oficialmente à população no dia 16 de agosto, durante a abertura da 2ª Semana de Saúde, realizada na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A unidade móvel integra as ações do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish).
O coordenador do Paish, o urologista Fernando Guimarães Russo Ramos, comemora o número de atendimentos realizados pelo Ônibus Azul neste primeiro mês de funcionamento. “Os pacientes ficam impressionados com a qualidade e esmero com que o Ônibus Azul foi feito. Acredito que isso também contribuiu para esta mudança de comportamento dos homens, que a gente quer continuar a disseminar”, opina o médico.

Saúde integral do homem
O secretário da Saúde, Milton Palma, comemora o sucesso do Ônibus Azul e lembra que a finalidade da unidade móvel é cuidar da saúde integral do homem. “Diferente do que muita gente acredita a saúde do homem não se resume apenas ao aparelho reprodutor e à próstata. Doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, são a principais causas de óbito de homens a partir dos 40 anos no Brasil. Por isso, que o olhar à saúde da população masculina deve ser integral”, enfatiza o secretário.
“O objetivo principal do Ônibus Azul é mostrar para o homem que existem políticas públicas voltadas à saúde dele e que o autocuidado é fundamental. O homem é responsável pela própria saúde e ele precisa passar a se cuidar como a mulher se cuida”, reforça Fernando Ramos.
O Ônibus Azul, que funciona todos os dias da semana, conta com dois consultórios médicos. Uma equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, planejamento familiar entre outros assuntos e realiza exames básicos de check-up, como aferição da pressão arterial e da taxa de glicemia. Já as consultas urológicas, realizadas pelos médicos, são focadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.
Os casos que precisarem de acompanhamento são encaminhados à Policlínica Municipal que, inclusive, desde o dia 7 de agosto está atendendo também aos sábados.
Geralmente, o Ônibus Azul acompanha o Ônibus da Mulher: onde um estiver o outro estará junto. A agenda mensal das duas unidades móveis de saúde da Prefeitura pode ser conferida no Portal da Cidadania (www.sorocaba.sp.gov.br).