sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sorocaba - Saae faz o desassoreamento de mais um trecho do rio Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) deu início nesta semana a mais uma intervenção de desassoreamento do rio Sorocaba, desta vez em sua margem direita, num trecho de aproximadamente 300 metros, a partir da ponte Salomão Pavlovsky, na avenida Dom Aguirre.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, em dias de chuvas fortes aquela região tem apresentado alagamentos, principalmente na rua Saliba Mota, "motivo pelo qual estamos removendo os bancos de areia existentes, desobstruindo a calha do rio naquela região, para assim evitarmos represamentos, possibilitando uma melhor fluidez das águas, medida que contribuirá para a minimização dos alagamentos registrados naquele ponto".

No local, o Saae vem trabalhando com uma máquina retroescavadeira, que faz a remoção de bancos de areia, e um caminhão, que realiza o transporte do material retirado.

Jardim Marli e outros pontos

Nesses últimos meses do ano, que antecedem o período de chuvas, o Saae já realizou ações preventivas de desassoreamento do rio Sorocaba na região do Jardim Maria do Carmo, numa extensão de 1.400 metros, entre a ponte da radial norte e a avenida Arthur Bernardes; e no Parque Vitória Régia, a partir da ponte existente naquele ponto, numa extensão de 1.000 metros.

A autarquia também está dando continuidade às ações previstas para o Jardim Marli, no córrego Itanguá, que atravessa o bairro, onde a calha do córrego vem sendo ampliada de 8 para 25 metros, numa extensão de 2 quilômetros.