terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sorocaba - Jardim Rodrigo receberá instalação da Praça do PAC em Sorocaba

O município de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, obteve a aprovação da construção de uma Praça do PAC na cidade. A parceria do governo municipal com o federal possibilitará a edificação do equipamento público na região do Jardim Rodrigo.
Segundo Rodrigo Moreno, titular da pasta, a Secretaria de Planejamento e Gestão havia pleiteado a liberação de verba para a edificação de três Praças do PAC na cidade, porém somente um dos locais indicados pela administração municipal para receber o equipamento foi contemplado.
A parceria entre as administrações federal e municipal para a edificação da Praça do PAC prevê que a União libera verbas necessárias para a construção de acordo com projeto determinado e padronizado também pelo governo federal, e a Prefeitura cede o terreno e arca com os custos da administração e manutenção das atividades no local.
A Praça do PAC do Jardim Rodrigo contará com um prédio incluindo cineteatro com 120 lugares, sanitários, duas salas de apoio, telecentro, biblioteca, três sala multiuso, dependências para o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e vestiários. Também haverá uma quadra de areia, pista de skate, um ginásio poliesportivo, um anfiteatro, pista de caminhada, espaço criança, área para jogos de mesa e para ginástica ao ar livre.
Moreno ressalta que o padrão da Praça do PAC direcionada a Sorocaba é bem maior que o os outros padrões voltados a municípios de menor porte. "A Praça do PAC do Jardim Rodrigo ocupará uma área de 7 mil metros quadrados cedida pela Prefeitura de Sorocaba. Os outros padrões de praças do PAC ocupam 3 mil metros quadrados ou 700 metros quadrados. O investimento também é bem mais elevado. Enquanto nos padrões voltados a espaços menores a verba destinada pelo governo federal é da ordem de R$ 1,9 milhões, o valor destinado à Praça do PAC do Jardim Rodrigo é de R$ 3,3 milhões", conclui.
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão apresentou o número limite de propostas máximo por município estipulado pelo Governo Federal de acordo com o número de habitantes. Sorocaba poderia pleitear a parceria para edificação de três praças, pois possui entre 500 e 800 mil habitantes. Moreno explica que as três áreas apresentadas pelo município seguiram para a fase de análise do Governo Federal, porém apenas a do Jardim Rodrigo foi contemplada.
Segundo Moreno, o momento agora é de dar andamento aos documentos para a conclusão do convênio visando à consolidação da parceria para posteriormente ser possível divulgar quando as obras serão iniciadas.