sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sorocaba - Confirmado primeiro caso autóctone de dengue em Sorocaba neste 2º semestre

 
A Vigilância Epidemiológica alerta que a ocorrência é um sinal de que transmissão vai recomeçar na cidade. Por isso, é preciso que toda a população mantenha e reforce as ações preventivas contra a doença, principalmente em suas casas e estabelecimentos comerciais, para evitar um novo surto.
A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba recebeu nesta quinta-feira (4) a confirmação do primeiro caso autóctone de dengue na cidade neste segundo semestre de 2010. Desde o dia 10 de junho deste ano não havia mais registros de casos da doença contraídos no próprio município. O paciente mora na Vila Colorau, na Zona Leste.
Para a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, a ocorrência serve de alerta para a população. "Quando os casos autóctones de dengue voltam a aparecer é sinal que a transmissão vai recomeçar no município. Para que Sorocaba não enfrente um novo surto neste verão, é importante que toda população, não só a da região da Vila Colorau, mantenha e reforce as ações de prevenção e combate à dengue. Todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti devem ser eliminados de suas casas e de seus estabelecimentos comerciais", declara.
Pessoas que apresentarem sintomas de dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor muscular, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. "Os moradores da Vila Colorau e região devem ficar especialmente atentos aos sintomas", alerta Consuelo.
Agentes da Seção de Controle de Zoonoses já estiveram na Vila Colorau na tarde desta quinta-feira (4) e as visitas devem continuar nesta sexta (5) e, se for preciso, no sábado (6). "Pedimos aos moradores que permitam a entrada dos agentes em suas residências e que ouçam e sigam as orientações que eles darão", solicita Consuelo.
Desde o início do ano até esta quinta-feira (4) foram registrados 362 casos de dengue em Sorocaba, sendo 276 autóctones (contraídos na própria cidade) e 86 importados (cujos pacientes retornaram doentes de outras localidades).