quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sorocaba - Coas estará aberto neste sábado (27) para a realização de testes de HIV

Especialmente para a campanha Fique Sabendo 2010, realizada pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) estará aberto neste sábado (27), das 7h às 13h, para realizar testes de HIV a interessados. A unidade funciona na Rua da Penha, 770, no centro.

Além disso, a campanha também estará presente no Mutirão de Exames de Prevenção do Câncer de Pele, que também acontecerá neste sábado, das 8h às 12h, na Policlínica Municipal de Especialidades (Av. Senador Roberto Simonsen, 987, em Santa Rosália). "Além de passar por exames de prevenção desse tipo de câncer, as pessoas poderão fazer o teste de HIV no local", diz a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib.

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura, também oferecem o teste do HIV. Neste sábado, ambos estarão na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Marco Antônio, na Zona Norte, das 9h às 17h.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, conforme Maria Tereza. "Quanto mais tempo a pessoa leva para iniciar o tratamento, mais debilitado ficará seu sistema imunológico e ela poderá manifestar a Aids. O tratamento é gratuito e quando é iniciado antes da doença instalada, garante mais qualidade de vida ao paciente", explica.

Ninguém deve ficar em dúvida sobre uma possível infecção pelo HIV. A coordenadora lembra que qualquer pessoa que acredita ter passado por alguma situação de risco deve fazer o teste.

Em Sorocaba, o atendimento é realizado por profissionais de saúde capacitados, chamados de aconselhadores, que ajudam no esclarecimento de dúvidas. Quem tem diagnóstico positivo é acolhido e encaminhado para tratamento e, as pessoas que têm resultado negativo, são orientadas a adotar hábitos preventivos para não haver nova exposição ao risco.