segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorocaba - Campanha realiza 457 exames de tuberculose

A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) entre os dias 8 e 19 de novembro, para marcar a passagem do Dia Nacional de Prevenção da Tuberculose (17 de novembro), colheu 457 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a doença. Deste total, seis casos foram identificados e os pacientes já iniciaram o tratamento.

A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha teve como objetivo examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial de evolução. "O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente", explica.

Os casos identificados foram encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica de Especialidades, onde funciona o programa, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade estão habilitadas para fazer o exame e dar orientações sobre a tuberculose durante o ano todo.

"Quem tem tosse há mais de três semanas e não participou da campanha ainda pode fazer o exame em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Todas as UBSs da cidade têm profissionais preparados para identificar um caso suspeito e realizar o exame na rotina do atendimento", explica Valquíria.

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Kock, que é transmitido pelo ar e se instala principalmente nos pulmões. Cerca de 80% dos casos são pulmonares, mas a infecção da tuberculose também pode ser extrapulmonar em aproximadamente 20% dos casos, atingindo a pleura, gânglios, rins, pele ou ossos, por exemplo. Além da tosse persistente, outros sintomas comuns são: cansaço, febre, suor noturno e perda de apetite.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, o contaminando.

No ano passado, foram registrados 171 novos casos de tuberculose em Sorocaba, sendo 68% deles em homens e 32% em mulheres.