quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Votorantim - Atividade pedagógica envolve pais e alunos

Focando a Educação Infantil como uma das fases mais importante na vida da criança, a escola municipal "Sueli Gazolli Campos", do Jardim Serrano, está desde maio desenvolvendo o projeto "Xadrez na Escola, Brincando eu Aprendo", para cerca de 190 alunos na faixa etária de 4 a 5 anos. Nesta quarta-feira (01) os familiares dos alunos da 2ª fase, foram convidados a participarem de uma oficina, onde confeccionaram juntamente com seus filhos um jogo de xadrez com material reciclável utilizando papelão, garrafas pet e tampinhas.   

Durante a realização do projeto, além das atividades desenvolvidas em sala de aula, as crianças levaram para casa um kit contendo um vídeo educativo com o título "Uma aventura no reino do xadrez", o jogo de xadrez e uma apostila, onde os pais puderam conhecer e aprender a dinâmica do xadrez.

Uma das mães que provou a ação foi Viviane de Cássia. "Achei interessante, foi uma forma de aproximar a família da escola e o que mais me chamou a atenção foi a alegria da minha filha me ensinou o xadrez. Hoje em dia as crianças estão acostumadas com a tecnologia e com isso brinquedos eletrônicos, agora com essa atividade, perceberam que podem criar seus próprios brinquedos", disse a mãe.     

Para o professor Márcio Celestino responsável pelo projeto, o objetivo principal foi propiciar por meio do jogo, o brincar que é fundamental na educação infantil. "O brincar é uma atividade natural, necessária para a formação da personalidade da criança, através dela a criança reorganiza suas experiências, estimula sua criatividade, socializa-se, desenvolve sua percepção visual e motora" contou o professor.

A diretora da unidade Nilza Bento de Oliveira, finalizou dizendo que o projeto proporcionou excelentes resultados. "O xadrez desenvolve o censo crítico e matemático, concentração e o raciocínio, além disso, foi de suma importância o envolvimento dos pais, juntamente com a equipe escolar e por isso o projeto terá continuidade no próximo ano".