quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Votorantim - Proerd promove conscientização nos estudantes

"Aprendi que devemos ficar longe das drogas e da violência, agora vou fazer a minha parte, passar os ensinamentos aos outros", a frase foi seguida de um belo sorriso pela aluna Ana Laura Bernardo, que recebeu o certificado de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na quarta-feira (15). Ela está entre as 17 mil crianças que receberam os certificados pela participação no programa, que acontece desde 1.999.

Promovido pelo 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com parceria da Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria da Educação, o Proerd realizou neste mês 12 eventos que formaram 1.113 alunos. As cerimônias contaram com as presenças do vice-prefeito Marcos Mâncio, direção da escola, profissionais da área de Educação, os instrutores do Proerd, representantes do 40º BPM/I e familiares dos formandos. 

As aulas foram ministradas durante três meses em sala de aula pelos instrutores do Proerd, soldados PM Françoise Rouco, Rogério Mariz e o cabo Paulo Reis, juntamente com os professores.

O vice-prefeito Marcos Mâncio falou da importância do Proerd na vida dessas crianças "É gratificante saber que 17 mil estudantes já passaram pelo programa, isso representa 20% de nossa população, que receberam os ensinamentos do programa. Temos 45 escolas municipais e em todas elas temos profissionais competentes que também passam não só o conteúdo pedagógico, mas o amor, que faz a diferença na vida da gente. Que essas crianças que estão deixando nossas escolas possam levar além do aprendizado, o respeito a vida e o amor ao próximo", disse o vice-prefeito.       

O Proerd é o maior programa de prevenção às drogas e à violência existente no mundo, tendo a participação de mais de 40 países. No Brasil, são ministrados cursos por policiais militares instrutores em todos os estados. Em Votorantim o programa de atividades é aplicado para alunos das 4ª série e 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas semanais, durante o semestre letivo, onde os estudantes são estimulados a fortalecer a auto-estima, a resolver desentendimentos de maneira correta sem gerar violência e a conhecer técnicas de resistência às diversas fontes negativas de pressão para o uso de drogas e dos malefícios que estas causam à saúde. As aulas foram ministradas durante três meses em sala de aula pelos instrutores do Proerd, soldados PM Françoise Rouco, Rogério Mariz e o cabo Paulo Reis, juntamente com os professores

Neste mês foram realizadas formaturas das escolas:

"Izabel Ferreira Coelho" (Rio Acima), "Lucinda Rodrigues Pereira Inácio" (Parque Morumbi), "Profª Mercedes Santucci" (Jardim Novo Mundo), "Prof. Candido dos Santos" (Jardim Green Valley), "Profª Dides Crispim de Almeida Antonio" (Vila Garcia), "João Ferreira da Silva (Itapeva), "Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos" (Jardim Serrano II), "Izabel Fernandes Pedroso" (Jardim São Lucas), "Prof. Lauro Alves de Lima" (Jardim Serrano), "Prof. Walter Rocha Camargo" (Vila Nova Votorantim), "Prof. Antonio Vicente Bernardi" (Jardim Archila), "Maria Helena de Moraes Scripillitti" (Votocel) e "Prof. Oscar Bento Mariano" (Jardim Tatiana).