segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sorocaba - Programa "Fábrica de Cabides" forma mais uma turma

Uma solenidade na sede da GM Distribuidora marca, na manhã desta terça-feira (14), a formatura de mais uma turma de alunos do programa "Miniempresa". Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a General Motors Distribuidora e a ONG Júnior Achievement, o programa atendeu 25 meninos e meninas com idade entre 16 e 18 anos.
Esta é a sexta turma do programa que este ano já beneficiou 150 estudantes do Ensino Médio da Rede Municipal. Os formandos são alunos da EM "Achilles de Almeida", do Além Ponte. Participam do evento os representantes da ONG e da empresa patrocinadora, além das professoras Valderez Luci Soares e Maria Emília Faria Alquezar Serafim, da Sedu.
O curso teve duração de seis meses e, nesse período, os adolescentes viveram a experiência prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa fictícia, mas com conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção reais. Para dar realidade ao projeto, os estudantes criaram uma fábrica fictícia de cabides para roupas, a Quality Hangers.
Durante o curso, eles conheceram todas as etapas e processos de criação e produção. Fizeram estudo de viabilidade e pesquisa de mercado e trabalharam com conceito de empresa e suas origens, além de aprenderem sobre a importância da economia de mercado. Produzidos com alumínio e pintados com o mesmo material utilizado na pintura de veículos, os cerca de 2.000 cabides produzidos estão sendo comercializados pelos próprios estudantes. No dia da formatura será mais uma ação de vendas para o encerramento do programa.
Esta foi a sexta turma de alunos de escolas municipais que participou do curso. A primeira, que começou o curso em agosto de 2008, foi da EM "Flávio de Souza Nogueira" e, segundo a professora Maria Emília, um dado muito interessante é que dos alunos que se formaram neste curso, a maioria já está no mercado de trabalho.