quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Votorantim - Campanha Verão Legal tem início na próxima terça-feira (21)

Com a proposta de conscientizar as pessoas do risco de afogamento em rios, lagoas e cachoeiras da cidade, a Prefeitura de Votorantim em parceria do Corpo de Bombeiros inicia na próxima terça-feira (21) a campanha Verão Legal. Durante todo o período da estação mais quente do ano haverá trabalho de orientação e conscientização dos banhistas.

A campanha foi lançada no início do ano pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta, justamente com o intuito de reduzir as ocorrências de afogamentos no município.  Na oportunidade o prefeito destacou a impossibilidade de impedir o acesso das pessoas nesses locais e por isso a importância da conscientização.

Nesta segunda-feira (13), uma reunião entre representantes das secretarias de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Meio Ambiente (Sema), Comunicação (Secom) e Serviço Autônomo de Ágüe e Esgoto (Saae), juntamente com os Bombeiros, definiu algumas ações que serão adotadas para este período.

Além dos pontos já contarem com placas indicativas com frases como "Cuidado! Não pule! Risco de morte.", haverá reforço de divulgação estática, distribuição cartazes com orientações nos ônibus do sistema de transporte coletivo e estabelecimentos comerciais.

Na cachoeira da Chave serão instaladas quatro lixeiras, bem como nas imediações; haverá trabalho de fiscalização nesses pontos, além de distribuição de folhetos. O objetivo ainda é realizar trabalhos de educação ambiental em parceria com os grupos de escoteiros da cidade. O Saae fará a coleta do lixo no local, periodicamente.

No encontro ficou definido ainda que o Corpo de Bombeiros vai fazer o trabalho de orientação e prevenção com apoio da Polícia Militar.

Os Bombeiros orientam ainda que as pessoas quanto algumas dicas como: se for nadar em rios, represas ou cachoeiras, respeite os seus limites e os da natureza. Em lagos e represas, todas as crianças devem usar coletes e sempre acompanhadas de um adulto; nunca nade sozinho; água no umbigo sinal de perigo; não nade após ingerir bebida alcoólica; nunca nade após alimentar-se; nunca deixe crianças sozinhas próximas a lagos, represas e rios; não pule em locais com pedras; em caso de afogamento, jogue um objeto flutuante para a vítima e chame socorro. Outra orientação é que a maioria das vítimas de afogamento sabia nadar, pense nisso e tome uma atitude de prevenção.