quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sorocaba - Dia da Árvore é marcado por plantio do clone da Paineira da Árvore Grande

Para comemorar a passagem do Dia da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), em parceria com a Uniso realizaram na manhã desta terça-feira (21) o plantio do clone da Paineira da Árvore Grande. A atividade faz parte da programação da Semana da Árvore e contou com a participação de 15 crianças do Clube Ecológico do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros".
"Esse é um dia muito especial para todos nós. Estou feliz por participar do plantio desta árvore, que fez parte da vida de tantas pessoas", destacou a secretária da Sema, Jussara de Lima Carvalho, lembrando que o clone da Árvore Grande foi a forma encontrada pela administração e pela Uniso de perpetuar o material genético da Paineira, em função de sua importância histórica e ambiental para a cidade.
Egídio Soares Filho era um dos moradores do bairro Árvore Grande presente ao evento. Feliz com a realização do plantio do clone da Paineira, disse: "Essa árvore faz parte da minha infância e adolescência. Brincava de esconde-esconde e até comecei a namorar aqui".
Um dos bairros mais tradicionais de Sorocaba, a Árvore Grande não recebeu este nome à toa. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, ao redor da gigante Paineira (Ceiba speciosa) existente na Avenida São Paulo.
Com mais de 150 anos e aproximadamente 15 metros de altura, em 1978 a Paineira começou a ter problemas quando seu tronco mestre caiu. Depois, ela passou por podas assistidas e dimensionadas. Em 2002, o Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso realizou sua clonagem por enxerto. Uma das Paineiras clonadas foi plantada no campus Cidade Universitária e hoje está florida.
Conforme Nobel Penteado de Freitas, professor da Uniso e gestor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, no caso da clonagem da Árvore Grande foi utilizada a técnica de enxertia por garfagem, comum para propagação em fruticultura.

Também nesta terça-feira, a Prefeitura em parceria com a Toyota realizaram o plantio de 28 mudas de Ipê Roxo e Pau Ferro numa área em frente à Casa do Cidadão da Av. Itavuvu. Além disso, 72 mudas também foram plantadas ao longo da Avenida Itavuvu. O evento contou com a presença de representantes da Fundação Toyota, da equipe da Sema e de mais de alunos do Programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.


Quarta é Dia Mundial do Sem Carro

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria do Meio Ambiente e a Urbes – Trânsito e Transportes vai realizar a Caminhada "Dia Sem meu Carro", para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. A saída será às 9h, no Mosteiro de São Bento, seguindo pelas ruas São Bento e 15 de Novembro até a Praça do Canhão. O evento também terá a participação de grupos de caminhada e de alunos de escolas municipais.

O objetivo é sensibilizar os cidadãos que vivem em áreas urbanas se desloquem cada vez mais de forma inteligente: a pé, de bicicleta, de transporte público ou mesmo oferecendo carona solidária. "Ao optar-se por estes modos de transporte mais saudáveis e sustentáveis em detrimento do automóvel particular, os cidadãos podem influenciar de forma positiva a sua saúde e bem-estar, bem como ainda melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades, contribuindo para uma melhor forma de vida", destaca Welber Smith, diretor de Área da Sema.

Além disso, das 9h às 11h haverá uma oficina de plantio e distribuição de mudas no Largo do Canhão.