Cerca de 220 educadores (professores e diretores) da Rede Municipal de Sorocaba participam, a partir desta quinta-feira (16), do XIV Congresso e Feira de Educação Saber 2010, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento, que prossegue até sábado (18), é promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP), com expectativa de um público superior 32 mil visitantes paras conhecer a feira de produtos e serviços ligados à área educacional. Haverá também palestras, painéis de debate, cursos e workshops, para os quais são esperados 15 mil educadores de todo o país.
De acordo com a professora Isabel Cardoso, da Secretaria da Educação, a participação de Sorocaba no evento é importante e faz parte do programa de formação continuada que a Prefeitura oferece aos educadores da rede. Nesse programa, todos os educadores passam por capacitação periódica durante o ano todo. “Teremos temas e palestras importantes, debatendo a prática do professor, gestão escolar, atualidades educacionais, a evolução da educação e política educacional, entre outros”, explica.
Sob o título “Profissão Educador”, o jornalista Caco Barcellos, ministrará a palestra inaugural do Congresso, logo após a solenidade de abertura, que começa às 18h30. Barcellos abordará a importância do educador na atualidade, traçando um paralelo entre jornalismo e educação, áreas que podem dialogar por meio do uso das mídias em sala de aula e as possíveis contribuições dos meios de comunicação na formação dos jovens.
O jornalista e escritor Augusto Cury falará sábado, às 11h30, sobre “Muitas coisas, poucas palavras: Oficina do Professor Comênio e a arte de ensinar a aprender". E, às 17h, o navegador Amyr Klink abordará “Determinação, planejamento e compromisso”.
Ainda, no sábnado, o historiador, doutor e livre docente pela USP, Jaime Pinky, realizará a palestra “Educar não é natural – cidadania e preconceito na escola”. O evento terá ainda outros palestrantes conhecidos, como o jurista Dalmo Dalari, que falará sobre “Preconceito: intolerância às diferenças”, e o canadense Maurice Tardif, que abordará o tema “Os saberes docentes: valores e limites da experiência”.
A programação completa do evento está no site http://www.congressosaber.com.br/