terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sorocaba - Armazéns da Antiga Estação Ferroviária receberão investimentos da Prefeitura

Já está autorizada a reforma dos dois armazéns anexos ao prédio da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. O prefeito Vitor Lippi assinou na segunda-feira (07) o contrato de início das obras, que envolverá a recuperação do prédio do anexo 1, que abrigará a sede da Casa do Turista de Sorocaba, além de salas de aula das oficinas do Projeto "Mais Cultura", e do anexo 2, que fará parte do complexo do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs).
O investimento será de R$ 505.363,73 e a empresa vencedora da licitação para execução das obras é a Sorobase Engenharia e Construções Ltda.. Agora, a Prefeitura aguarda os trâmites burocráticos para a liberação da ordem de serviço.
"Este é mais um passo para a ocupação total da Estação, que é um dos símbolos de nossa cidade. Desde o início das Cantatas de Natal, em 2007, estamos caminhando para que, em breve, todo o complexo do Jardim Maylasky seja ocupado, oferecendo um espaço cultural alternativo à cidade", conta o secretário da Cultura e Lazer, Anderson Santos.
Em 2009, a Prefeitura cedeu em forma de comodato para a Associação de Educação, Cultura e Arte (Aeca) um dos prédios anexos à Estação Ferroviária, para a construção do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Já, em 2010, restaurou o Chalé Francês em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/Sorocaba) e inaugurou o Teatro Estação. "Agora, com as reformas dos armazéns, vamos investir ainda mais na recuperação deste espaço histórico de nossa cidade para, em breve, oferecermos muito mais cultura e lazer à população", destaca o prefeito Vitor Lippi.
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1875 como ponto final da linha original da Sorocabana que, não por acaso, tem esse nome: a ideia original dos donos era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. A Estrada de Ferro teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX.
A Prefeitura de Sorocaba recebeu da antiga Rede Ferroviária Federal, em 2006, o direito de uso do prédio histórico e dos dois armazéns anexos.