quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Votorantim - Estádio Municipal recebe jogo beneficente entre combinado da cidade e ax-atletas

Com o objetivo de ajudar as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Votorantim promove, nesta sexta-feira (21), uma partida beneficente entre ex-jogadores que fizeram história no Brasil e um combinado de Votorantim. O jogo acontecerá no Estádio Municipal "Domenico Paolo Mettidieri", às 18 horas. Para acompanhar a partida, basta levar um litro de leite que será entregue para a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) que repassará para as vítimas do Rio de Janeiro.

Entre os principais nomes que participarão desta ação solidária estão atletas como: Viola, Dinei, Guinei, Adãozinho, Tupãzinho, Nilson, Gino, Pa ulinho Kobaiashi, Axel, Pavão, Vitor e Zenon. Pelo lado de Votorantim estarão presentes: Paulão, Mona, Cebola, Beto Mariano, Zé Luiz (Leitão), Júlio César, Pivetta, Toninho, Marcos Mâncio, Heber de Almeida, entre outros.

Entre os atletas presentes estará o atacante Viola, um dos principais jogadores brasileiros da década de 90. Entre as principais equipes que defendeu estão: Corinthians, Vasco e Santos.

No Corinthians, o atacante virou mito, principalmente no ano de 1993, quando na primeira final do Campeonato Paulista diante do rival Palmeiras, Viola, ao comemorar um gol, imitou um porco. Apesar de ter vencido a primeira partida, o Timão não ficou com o título, já que o time do Palestra Itália venceu o jogo de volta por 4 a 0.

Mas o grande auge da carreira de Viola foi em 1994, quando conquistou junto com a seleção brasileira a Copa do Mundo. Além do Mundial, Viola também foi campeão Paulista em 1988 e 1995, defendendo o Corinthians; levantou a taça da Copa Conmebol, atuando no Santos e, em 2000, deu duas voltas olímpicas com o Vasco, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e a Taça Mercosul. 

O ídolo do futebol que estará presente é o ex-meia Zenon, um dos principais responsáveis pela conquista do Campeonato Brasileiro do Guarani, em 1978, fez história no futebol brasileiro.

Além de tornar-se ídolo no time de Campinas, Zenon é lembrado até hoje pela torcida corinthiana. Um dos principais líderes da Democracia Corinthiana, em 1982 e 1983, o meio-campista conquistou o coração da fiel, quando nesses anos a equipe alvinegra foi bi-campeã Paulista.

Pelo Atlético-MG, Zenon sagrou-se campeão mineiro em 1985 e 1986. O meia-atacante também atuou na seleção brasileira, defendendo a amarelinha em 1978, mas não conquistou nenhum título.

Quem retorna a cidade, após participar e ser homenageado na abertura da 16ª Copa Brasil de Futebol Infantil, é o ex-atacante Dinei. Sendo o único jogador da história do Corinthians que conquistou três Campeonatos Brasileiros (1990, 1998 e 1999), Dinei é ídolo da equipe paulista até hoje. 

Mas não foi só na equipe alvinegra que o atacante brilhou. Pelo Internacional, em 1994, o atacante foi Campeão Gaúcho. Já pelo Cruzeiro, o jogador conquistou a Libertadores da América, em 1995, e o Campeonato Mineiro, em 1996.