sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sorocaba - Obras de revitalização minimizam alagamento na Dom Aguirre

Até as 10h de quinta-feira (6), a Comissão Municipal de Defesa Civil registrou 15 atendimentos provocados pela chuva na noite desta quarta-feira (5). Sorocaba registrou 33 milímetros de chuva na última noite, em um total acumulado de 54 milímetros em três dias. Entre as ocorrências duas quedas de muro, um dano estrutural em imóvel, duas árvores com risco de queda e seis pontos de alagamentos, sendo que as obras de revitalização da Av. Dom Aguirre cumpriram com os objetivos planejados.
De acordo com a Defesa Civil, o acúmulo de chuva elevou o nível de água do Rio Sorocaba em mais de 50 cm, volume de água que levaria à interdição por um longo período da Av. Dom Aguirre nas alturas da Praça Lions e da Ponte Francisco Delloso, caso as obras de revitalização não tivessem sido executadas. Com a elevação de alguns pontos da avenida com alturas entre 70 cm e 1,80m e o reforço no sistema de drenagem, os únicos pontos de alagamento foram a "Francisco Delloso" e Av. Juvenal de Campos, que ainda não foi revitalizada.
Mesmo assim, os dois locais permaneceram interditados por cerca de uma hora, ao invés de ficarem fechados por alguns dias, como já aconteceu anteriormente. Além disso, o trânsito na Praça Lions esteve liberado aos veículos durante todo o período da chuva. A mesma situação já havia acontecido em 14 de dezembro do ano passado, quando o Rio Sorocaba chegou a ficar 1,40 metro acima do nível habitual.

Ocorrências

A Defesa Civil ainda registrou nesta quarta-feira (5) outros pontos de alagamentos na Av. Afonso Vergueiro, Av. Antônio Carlos Comitre, na Av. Washington Luiz (confluência com a rua Visconde do Rio Branco) e na Rua Professor Toledo. A comissão está está monitorando outros casos registrados em decorrência da chuva.

Houve duas intervenções do setor provocadas por quedas de muro, na rua Benedito Prestes de Oliveira (Jd. São Camilo) e Sizina de Azevedo Scherepel (Jd. Piratininga), além da interdição de um imóvel com dano estrutural na Rua 47, no Jardim Baronesa. Há duas árvores que devem ser removidas por risco de queda, nos bairro Éden e Jd. Santa Terezinha.

Além disso, a Defesa Civil foi acionada por quatros acasos de alagamentos de residências, três deles no Parque das Laranjeiras (Av. Ulysses Guimarães e nas ruas Juarez Ferreira e Ismael Dias Toledo) e outro no Jd. Ipranga (rua Joaquim Ferreira da Silva). Estas famílias foram atendidas por Assistentes Sociais da Secretaria da Cidadania, equipes que acompanham o trabalho da Defesa Civil. Em caso de novas chuvas fortes, a  Defesa Civil atende pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Urbes pelo 118.