sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Votorantim - Votorantim gera aproximadamente 800 vagas de emprego em cinco meses

Pelo quinto mês consecutivo a cidade de Votorantim registra saldo positivo em relação a criação de empregos, um total de 787 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho. No mês de outubro deste ano foram 638 contratações, contra 539 desligamentos, um saldo positivo de 99 empregados.

Para o governo municipal esse resultado tem sido de grande importância tendo em vista que o município conta com o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) mantido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci). Serviço esse que tem encaminhado os munícipes ao mercado de trabalho.

O objetivo da Prefeitura com o CAT é o de readequar o trabalhador que está fora do mercado de trabalho, seja por meio de um banco de dados ou oferecer qualificação para recolocá-lo em um emprego. A proposta é diagnosticar qual a demanda do mercado de trabalho e com isso desenvolver os cursos por meio do Programa de Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq), que no ano passado formou mais de 1500 pessoas. Em 2010, o programa conta com mais de 1400 inscritos, entre os que já concluíram e os que estão cursando.

No mês de junho o saldo positivo de criação de empregos foi de 99 e em julho 50. Em agosto foram 474 e em setembro 65 novas vagas.

Nesses meses o segmento de serviços tem sido o que mais contratou, seguido pelo comércio. Número esse que pode aumentar ainda mais devido as contratações temporárias de final de ano.