segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorocaba - Eventos marcam o encerramento do ano do "Amigos do Zippy"

Uma série de eventos a serem realizados pelas escolas marcará, até a primeira quinzena de dezembro, o encerramento das atividades de 2010 do projeto "Amigos do Zippy" em Sorocaba. O programa beneficia aproximadamente 4.600 crianças do 2º Ano das escolas públicas do município, além de envolver dezenas de professores e mais de 500 pais. Apenas da Rede Estadual são 14 unidades beneficiadas com o programa, num total de 1.350 alunos. Já, na municipal, são 38 escolas, beneficiando 3.250 estudantes.
De acordo com o prefeito Vitor Lippi, para 2011 já está assegurada a continuidade do programa, além da possível ampliação para alunos de outras faixas etárias. No próximo ano, será aplicado a Educação Emocional para os segundos educadores, além das crianças que frequentam a 2ª Etapa da Educação Infantil, que vão conhecer o projeto com o Pré-Zippy.
Além disso, também está prevista pela Secretaria da Educação (Sedu) a continuidade do curso Saúde Emocional para vice-diretores, orientadores pedagógicos, inspetores de alunos, servidores da área administrativa das escolas e educadores comunitários.
Quando esteve em Londres, em outubro, o prefeito Vitor Lippi solicitou aos diretores da Partnership for Children, entidade que criou e coordena o projeto no mundo, a ampliação do "Amigos do Zippy" também para os adolescentes da Rede Pública. "Sorocaba já foi pioneira na implantação desse projeto como política pública, na implantação do 'Amigos do Maçã', que é uma sequência do Zippy, e ainda o 'Amigos do Zippy em Casa'. Sabemos o quanto o projeto beneficia as crianças e também poderá ajudar os adolescentes", disse Lippi.
Programa
O "Amigos do Zippy" é um programa de Educação Emocional para crianças na faixa de 6 a 7 anos. Ele foi implantado em Sorocaba em 2006 e é voltado a todas as crianças da 2º série do Ensino Fundamental das escolas públicas. Neste programa, as crianças aprendem a lidar com dificuldades através de aulas semanais, onde desenvolvem suas habilidades de reconhecer e expressar seus sentimentos, iniciar e nutrir relacionamentos positivos, resolver problemas e conflitos, lidar com mudanças e perdas e enfrentar as muitas dificuldades que a vida certamente irá apresentar-lhes.
A proposta é que ao desenvolver recursos próprios para encarar positivamente suas dificuldades, as crianças crescem "equipadas" para evitar muitas das crises comuns a adolescentes e adultos. Ou seja, sabendo buscar opções saudáveis, sem necessidade de recorrer a uso de violência ou drogas, por exemplo.
O título do programa faz referência a um dos personagens da história que acompanha as crianças durante um ano inteiro. O Zippy (um inseto do tipo bicho-pau) é um animal de estimação de uma das crianças da história. Ele não é um bichinho fofinho, bonitinho e deliberadamente foge dos estereótipos de beleza, tão comuns nos dias de hoje. As crianças aprendem a dar mais valor ao interior do que ao exterior das pessoas. Aprendem a valorizar as amizades verdadeiras e relacionamentos sadios, independentemente de posses e aparência.
Um levantamento feito pela Secretaria da Educação apontou que 88% dos pais percebem que, depois de participar do programa, seus filhos estão se relacionando melhor com a família e os amigos; 87% deles acham que o filho está mais motivado para frequentar a escola e/ou alfabetizar-se, e 67% acham que o filho toma mais iniciativa para resolver, sozinho, suas dificuldades.