segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Votorantim - CAT encaminhou mais de 400 para mercado de trabalho

Nos meses de julho a setembro o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) mantido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) inseriu 423 pessoas no mercado de trabalho. Já no primeiro semestre deste ano, 622 conquistaram o emprego a partir do encaminhamento realizado pelo CAT.

Os números refletem também com a realidade apontada pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, onde somente no mês de agosto registrou para a cidade um saldo positivo de 474 novas vagas somente em agosto.

O objetivo do governo municipal junto ao CAT é o de readequar o trabalhador que está fora do mercado de trabalho, seja por meio de um banco de dados ou oferecer qualificação para recolocá-lo em um emprego.

A proposta do CAT é diagnosticar qual a demanda do mercado de trabalho e com isso desenvolver os cursos por meio do Programa de Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq), que no ano passado formou mais de 1500 pessoas. Em 2010, o programa conta com mais de 1400 inscritos, entre os que já concluíram e os que estão cursando.

Para o prefeito Carlos Pivetta o CAT tem sido uma das bandeiras para possibilitar a inclusão social e econômica a todo o cidadão. "Nosso objetivo é manter esse estímulo para a geração de renda, e o Prociq tem feito esse trabalho com sucesso", destaca.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda para atender a demanda oferecida pelas empresas contatadas pelos serviços, os cursos são realizados nos próprios bairros da cidade, envolvendo metrologia, auxiliar administrativo, culinária, cabeleireiro, porteiro, leitura e interpretação de desenho, artesanato, entre outros.

Os cursos do Prociq são ministrados nas unidades do Programa de Amparo ao Menor (Proame), Centro de Referência Social (CRAS) do Novo Mundo e Conjunto Mário Augusto Ribeiro; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do centro e nos salões paroquiais. Mais informações pelo telefone do CAT (15) 3353-8688.