terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sorocaba - Professora é finalista em prêmio nacional de Saúde

A professora de Farmácia, Valquíria Miwa Hanai Yoshida, da Universidade de Sorocaba (Uniso), teve seu trabalho selecionado entre os seis finalistas na categoria "Dissertação de Mestrado", no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2010, promovido pelo Ministério da Saúde.
Ela está concorrendo com a dissertação "Desenvolvimento e avaliação de sistemas gastrorretensivos flutuantes para liberação controlada de Zidovudina", defendida no ano passado, no Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Uniso.
Nessa categoria, foram inscritos 197 trabalhos de todo o País. A contribuição dos projetos para a consolidação dos princípios e diretrizes do SUS e seu potencial de inovação foram alguns dos critérios utilizados na seleção.
Aluna da primeira turma do curso, orientada pelo professor Marco Vinícius Chaud, Valquíria explica que, na pesquisa, foram investigadas partículas que possibilitam a liberação prolongada, no organismo, da Zidovudina, o AZT, fármaco utilizado principalmente no tratamento da Aids.
"Controlar a liberação desse medicamento é extremamente importante para a saúde do paciente, pois ela acontece de forma muito rápida, produzindo, por exemplo, efeitos tóxicos para o fígado", afirma.
Para Valquíria, que está fazendo Doutorado na Unesp, ser indicada para um prêmio como esse representa um reconhecimento importante, que marca o início de sua carreira acadêmica, e que também coloca em evidência a Pós-Graduação da Uniso.
Além de "Dissertação de Mestrado", o prêmio possui as categorias "Tese de Doutorado; "Trabalho Científico Publicado"; "Monografia de Especialização/Residência"; e "Incorporação de Conhecimentos Científicos ao Sistema Único de Saúde". Ao todo, 524 trabalhos foram inscritos.
Serão distribuídos R$ 55 mil em prêmios aos melhores trabalhos em cada categoria. Os demais finalistas receberão menção honrosa. A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de novembro, em Brasília.